Certo dia Robinson ia numa viagem ao longo da Costa Chilena quando houve uma enorme tempestade que afundou, que se chamava Virgínia, de todos os tripulantes só ele e que tinha sobrevivido aquela tempestade.
Quando acordou meio tonto viu que estava numa ilha deserta, foi logo a correr á procura de habitantes e alimentos, mas só encontrou alimentos e alguns animais selvagens. Passando algum tempo Robinson decidiu fazer uma casa e uma fortaleza para ficar protegido.
Um dia quando andava a passear na praia encontrou Tenn o cão da tripulação, ambos ficaram felicíssimos por de novo se encontrarem, mas Robinson ficou Aida mais sabendo que assim não estava só naquela ilha terrivelmente deserta, em que ele era o dono que a tinha baptizado como «Speranza».
Um dia quando os dois inseparáveis amigos passeavam pela praia encontraram um homem negro, logo ele tornou-se amigo deles e baptizou-o de «Sexta-feira», ele tornou-se o seu servo.
Passavam os dias a apanhar animais para os domesticar e a semear e colher alguns seriais e plantas para se alimentarem.
Robinson quando se fartou decidiu construir um barco com o material que tinha recolhido nas buscas da Virgínia, mas acabou por ser um autêntico fracasso.
Ele também tinha encontrado nas buscas uns barris de tabaco e um cachimbo, que fumava só aos Domingos e festas conforme o seu calendário, mas certo dia Sexta-feira decidiu experimentar sem Robinson ter conhecimento, quando ele descobriu gritou por ele, ele nervoso atirou o cachimbo para o fundo de uma gruta, gruta essa em que Robinson tinha escondido uns barris de pólvora, e passando alguns segundos …. Bummmm…. tudo o que eles tinham feito tinha ido pelos ares com a explosão até o coitado do Tenn tinha morrido de susto.
Com o tempo ambos tinham reconstituído algumas coisas, mas passando alguns anos acontece o inesperado aparece um barco, o capitão perguntou a Robinson se queria ir com eles, mas ele não aceitou o generoso convite.
Esse barco era muito belo, Sexta-feira apaixonou-se de tal forma que foi com eles, sem Robinson saber, mas quando soube ficou muito deprimido, até que encontrou dentro de uma gruta, o grumete daquela embarcação, que fugira por ser maltratado.
Robinson e ele tornaram-se grandes amigos e deu-lhe o nome de «Domingo».  
publicado por Xipsi às 15:50